Quem é o santomense que dá aula de mestrado no Brasil

Quem é o santomense que dá aula de mestrado no Brasil

Edileny Tomé Da Mata, é graduado em Direitos Públicos e Relações Internacionais, pela Universidade Mohhamed Premier (Marrocos), mestre em “Questões Contemporâneas em Direitos Humanos” e “Direitos Humanos Multiculturalismo e Desenvolvimento”, ambos pela Universidade Pablo de Olavide (Espanha), onde também fez seu Doutorado e foi professor durante dois anos.

Quando há pouco mais de treze anos, Da Mata, deixou Centro Cultural Francisco Tenreiro e S.Tomé e Príncipe com destino a Marrocos fruto de uma bolsa de estudo em 2002, jamais pensava ficar tanto tempo fora do país e ainda mais construir uma carreira acadêmica.

 

Mas quem é este jovem santomense de 34 anos, que desde maio conseguiu integrar o corpo docente do Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia do UniBrasil Centro Universitário de Curitiba/ Paraná?

 

Nasceu em 1981 no Hospital Agostinho Neto, pertencente ao grupo pós independência, e que cresceu cheio de sonhos e que muitos deles se foram igual onda do mar. Filho de família humilde santomense, Da Mata conseguiu vencer as várias dificuldades e hoje está no caminho certo para um bom acadêmico.

 

Em Marrocos formou em Direito – Relações Internacionais na Université Mohamed Premier – Oujda.

Querendo complementar os seus estudos, Edleny decidiu investir no seu futuro académico e continuou o seu percurso pela Espanha (Sevilha).

Nas terras da Andaluzia, Da Mata fez mestrado em Questões Contemporâneas, Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento.

EM 2011 defendeu a tese de Doutorado em Direitos das Migrações.

No ano passado recebeu uma proposta para realizar um estudo comparado entre a Lei de estrangeiros da Espanha e do Brasil.

Aproveitou a oportunidade e apresentou a sua candidatura para a bolsa PNPD (Programa Nacional de Post Doutoramento) da CAPES, sendo aceite passou a ter uma bolsa desta instituição desde maio.

Da Mata participa do programa de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O programa tem como principal objetivo aprofundar a cooperação acadêmica, promovendo contato entre instituições de ensino superior e centros de ciência e tecnologia, a fim de estimular o desenvolvimento da científico/tecnológico.

O professor Edileny Tomé Da Mata lecionará sobre as relações de imigração do Brasil e da Espanha e sobre os Direitos Humanos e a Interculturalidade.

Além disso, Da Mata tratará de assuntos relacionados a sua experiência como pesquisador na área de projetos sociais.

 

Jorcilina Correia

RELATED ARTICLES

Quixote One lança novo Álbum discográfico intitulado “Independência Total”

3 thoughts on “Quem é o santomense que dá aula de mestrado no Brasil

  1. Boa matéria, o sucesso e o bom nome de STP só depende de trabalho e muito esforço, distância de toda a inveja e egoísmo, enquanto não aprendermos a ficar felizes pelos outros a nossa terra só perderá… quem conheceu a vida do Professor Dr. Edileny da Mata entenderá o sentido de tlabá só ka dá tê! Parabens irmão, és um lutador.

  2. Sempre com muito orgulho quando vemos um quadro santomense particularmente jovem a afirmar-se. Felecidades para ele e sua família que de certeza merece tudo isso.


Leave a Reply