Dia 8 de Março, um dia de conquistas

Dia 8 de Março, um dia de conquistas

Dia 8 de Março, um dia de conquistas

O Dia 8 de Março é conhecido mundialmente como o dia Internacional da Mulher.

A iniciativa de criar  o Dia da Mulher surgiu nos primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa. A ideia teve o seu início no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

Movida por esta causa, a líder socialista alemã Clara Zebrino propôs à Segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhaga, 1876, a instituição do Dia Internacional da Mulher.

Passados 41 anos no dia 8 de março de 1917 , surgiram as primeiras comemorações do Dia Internacional da Mulher. Tais celebrações foram marcadas por manifestações de trabalhadoras russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia  na Primeira Guerra Mundial.

Estes protestos foram totalmente reprimidos, causando assim  o início da Revolução de 1917.

O Dia Internacional da Mulher está vinculado a dois factores importantes que deram origem a esta comemoração ;

Primeiramente, uma manifestação das operárias do setor têxtil de Nova Iorque que ocorreu em 8 de março de 1857, quando trabalhadoras ocuparam uma fábrica, em protesto as más condições de trabalho. As mulheres que fizeram parte da manifestação foram reprimidas com violência, trancadas dentro do prédio, o qual foi incendiado, ação essa que culminou com a morte de cerca de 130 mulheres.

Em outro caso, o incêndio de uma fábrica, ocorrido na mesma data e na mesma cidade. Na tragédia, 146 pessoas morreram , sendo 125 mulheres e 21 homens.

Finalmente em 1975, foi designado pela ONU o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

Fonte : Internet

Jorcilina Correia

RELATED ARTICLES

Bruna Lee nova musica “Tipo aço”

Leave a Reply