Cíntia Ten Jua, um relato de sucesso.

Cíntia Ten Jua, um relato de sucesso.

Cíntia Ten Jua, um relato de sucesso.
Cíntia Ten Jua, um relato de sucesso.

Cíntia Ten Jua Pinheiro, uma jovem de 24 anos a caminho dos 25. Licenciada em engenharia biomédica e prestes a terminar um mestrado em engenharia de telecomunicações e informática.
Bem humorada, aceitou com uma naturalidade inconfundível ser entrevistada pela equipa Muála numa conversa virtual que parecia mais um face to face de tanta simpatia e intimidade que dispunha.

Descendente de pais santomenses, tem uma parte de descendência asiática (China ) pelo seu avô, uma das duas famílias chinesas muito conhecidas em São Tomé e Príncipe pela sua história , a familia Ten Jua.

 

Jovem promissora que está por trás de vários projectos em Portugal, onde é cidadã . Conta com projectos desde a moda, fotografia, vídeo e imagem, e agora numa nova vertente como blogueira tenta enquadrar os jovens no mundo da moda.

Trabalha com books e sessões fotográficas de grávidas, bebés, noivas, casamentos e batizados desde 2011.

 

Numa passagem em que perguntamos se considera-se uma cidadã do mundo, ela mostrou ser uma sonhadora e diz -” Não tanto como gostaria, gostaria de poder viajar mais, conhecer novas culturas… mas tento receber e transmitir um pouco do que sei ao resto do mundo. Já conta com alguns seguidores no Sudão e no Kenya (brinca).”

 

Possui uma paixão inegável pela fotografiaque surgiu oficialmente em Março de 2011, ainda quando estudava na licenciatura. E acrescenta, “A paixão já me carregava desde muito nova. Sempre tive tendência em querer fotografar tudo em todo o momento. E principalmente brincar com edições de imagem. Lembro-me de começar a editar fotografias e fazer montagens aos amigos desde muito nova sem ter tirado qualquer curso profissional. Mas, em Março de 2011 fiz a primeira sessão fotográfica a uma amiga e tornou-se viral quando as fotografias foram publicadas na rede social.”
Acrescenta ainda em relação a sua paixão pela fotografia:”Vejo tudo colorido(risos) embora consiga ver cor numa fotografia a preto e branco. Aliás, pode parecer muito controverso, mas sinto mais a essência da fotografia quando fotografada a preto e branco. Vejo o mundo exactamente a minha maneira.  Como fotografo muito mulheres em determinadas situações e, essencialmente, em momentos de enorme alegria, seja gravidez, mãe e noiva! Amo captar aquele sorriso de enorme felicidade que só uma imagem consegue falar por si.Também já tive situações complicadas, já me vi numa situação em que a cliente pediu a sua última foto. É verdade, foi assustador… Muitas vezes é um trabalho cheio de surpresas. Para além de convivermos com todo o tipo de pessoas, nunca sabemos com o que podemos contar” afirma.

 

Cíntia, é uma mulher cheia de segredos e valências. A moda e a beleza ocupam igualmente um lugar de destaque na sua vida.

Começou a debruçar-se na vertente artística voltada para o mundo da moda. Inicialmente trabalhou muito com books, jovens que tinham o desejo de começar a sua carreira na moda. Em 2012 chegou a ser convidada para trabalhar em duas agências de moda luso – africanas.Participou em alguns castings e workshops para os jovens interessados na comunidade africana.

Aventureira e inovadora, lançou-se como blogger e vlogger, que são duas plataformas muito actuais que nos permitem estar em contacto com os jovens de uma forma mais directa.Expressa um desejo de ver mais africanas e, sobretudo,as São tomenses engajadas nesse tipo de trabalho e diz- ” Não existem muitas Africanas a fazerem-no. Este é um mundo onde reinam as americanas e,sobretudo, as brasileiras que contam com milhões de subscritores, então decidi dar esse passo e falar de dicas, de moda, roupa make up dirigido a todas as mulheres e, de certa forma, mostrar a mulher são tomense que também somos mulheres que nos preocupamos cada vez mais connosco.Pretendo criar vídeos sempre a mostrar novas tendências de make up , cosmética, roupa, calçado e responder a questões, e gostaria que a mulher e jovem são tomense apoiassem e seguissem as dicas e tendências.”

 

Transborda um enorme sentimento de satisfação quanto ao seu papel não só como artista, mas, sobretudo, como referência para muitas mulheres e africanas. E diz-nos-“Gostaria mesmo que o mundo pudesse ver a beleza que esconde uma mulher de origem são tomense! Beleza, e não só. Todo o talento que guardam. Assim como a mulher Africana que está a ganhar o seu lugar no mundo da moda e são muitas as modelos que hoje ocupam esses grandes lugares de referência.”

 

A Cíntia não trabalha apenas com mulheres, homens também!

Pois, sempre gostou de quebrar regras e normas no que envolva arte! E acrescenta –“No fundo somos todos diferentes, mas todos iguais. Hoje em dia o homem está adquirir hábitos muito nossos, no que toca a beleza. O cuidado a ter com a pele diariamente, o aspecto físico o cuidado com o cabelo, as unhas , sobrancelha.
Alguns ainda dão muito cépticos! Acham que isso não é coisa de “macho”. Confesso que inicialmente estava muito reticente a falar sobre esse tema. Mas, depois, a pedido de muitos sobre dicas masculinas resolvi escrever. E acreditem que o feedback foi bastante positivo.”

Sempre teve os seus familiares como o seu maior apoio. E diz-“Envolvem se com tudo o que escrevo. Em nível da fotografia não há nenhum que não tenha sido fotografado por mim a pedido deles. Nos casamentos e batizados da família já tem a sua fotografa de eleição (risos).”

Conta nos com entusiasmo de um recente projecto que lançou agora em Março, de nome “Classy Dreams” trata se de uma produtora de vídeoclips e pequenos documentários.
Pretende no dia 2 de Julho vir para a grande Ilha de São Tomé com a sua equipa para captar as melhores imagens da ilha de São Tomé e envolver mais os jovens no mundo da moda num pequeno documentário sobre o tema. Pretende ficar por um período de um mês e conta com o apoio da Revista Mualá.

 

Deixa uma mensagem de carinho e incentivo a todos os leitores e mulheres são tomenses.

-“Desde já quero agradecer à revista Muála por esta oportunidade de poder mostrar um pouco aos leitores são tomenses os meus projectos. Quero dizer que todos os nossos sonhos são imbatíveis, se tens uma ideia, um projecto deves seguir em frente sem perder a fé. Tudo é possível, basta batalharmos pra isso. Aaos jovens que sonham ter uma profissão no mundo da moda aviso que não é fácil mas com força e empenho chegam lá. É possível, só têm que recorrer às pessoas certas.
Às nossas mulheres, mesmo com lutas e batalhas diárias…Primeiro estamos nós, então vamos cuidar de nós e do nosso bem estar.
Deus abençoe e sejam muito felizes.”

 

Para conhecer mais sobre a Cíntia, visite o seu blog.
http://amisscici.blogspot.pt/2016/03/make-up-masculina-truques-e-dicas.html

Deixar uma resposta

admin

RELATED ARTICLES

Boy Teddy em entrevista à Muála: “Sonhar sempre e sempre”

Leave a Reply