A Força Suprema ” O Microfone é o nosso Confessionário”

A Força Suprema ” O Microfone é o nosso Confessionário”

“A vida, o nosso meio, a família, o nosso dia-a-dia”

 Este é o  lema da Força Suprema um grupo “independente” de amigos unidos e destemidos, jovens que partilham o gosto pela  música e  que têm em comum o fato de serem todos angolanos. O grupo surgiu em  1998  , lançando o seu primeiro trabalho intitulado “Explosão Lírica”. Desde então, a abertura para esse novo universo  foi longo e difícil, porém com união  e muito trabalho, conseguiram   alcançar os seus objetivos.

Já passaram por várias mudanças, começaram por ser um grupo de amigos do bairro, que depois evoluiu e tornaram-se cantores de Rap/Hip Hop.

Força Suprema como são conhecidos  , é  composto por 6 elementos, Edson (NGA), o Terêncio (Masta /OG Big Babe), Walter (DON G) , Osvaldo (Prodígio) e cantores Monsta e o Deezy, que são os mais novos integrantes.

A Revista Muála , foi conhecer a realidade destes jovens músicos angolanos, que começam por falar sobre o seu trabalho intitulado “4Life” que significa “para a vida” e foi lançado no dia 4 de Setembro de 2014.

forca8

Segundo A Força Suprema “ a capa é um cemitério de Luanda onde enterramos a nossa mãe, durante o ano de 2014 e na pedra tumular está escrito os nossos nomes de batismo. As faixas retratam o que estávamos a sentir nessa altura. Nesse trabalho as pessoas podem ver que a música é uma forma de  arte, mas para nós, também é uma forma de desabafar e falar o que sentimos. Somos 6 pessoas  que têm vida,   filhos,  problemas,  coisas boas e más, daí  a quantidade de solo”.

Em Fevereiro de 2015 o DON-G lançou o seu trabalho a solo que se chama “Padrinho” está em CD E DVD, tem 10 faixas e 10 vídeos com  a participação da família Força Suprema.

don-g-padrinho-cover-1024x1017

 

Por outro lado em  2014 o NGA lançou o seu ultimo trabalho a solo intitulado “KING”. Em 2015 ganhou os prémios de “Artista Mais Popular da Internet”, “Melhor Rap/Hip Hop” e “Artista Masculino do Ano” na primeira edição do evento Angola Music Awards 2015.

30761969_800_800

 

Foi no passado dia 6 de Junho que  o cantor Prodígio juntamente com a família Força Suprema, começaram uma Tour por Angola para apresentar o seu mais recente álbum intitulado “Prodígios” (já disponível no Itunes) e o mesmo tem vindo a ser muito bem recebido pelo publico.

11751248_1188044357879433_796258699_n

Questionados sobre o processo de composição, o grupo angolano afirmou:

A Força Suprema – ” Já há algum tempo que não escrevemos uma música, se estivermos numa situação, nós apontamos uma frase ou uma melodia para não esquecermos e depois vamos ao nosso confessionário que é o nosso microfone exprimir e desabafar o que estamos a sentir, porque ninguém irá narrar melhor do que tu a tua própria situação vivida, o cheiro, o que aconteceu, como foi, só tu sabes explicar. Então cada um põe os seus “demónios” no microfone e depois tentamos fazer com que haja algum sentido”.

“Se  juntos vivermos a mesma situação, cada um irá ter a sua maneira de contar, e é isso que torna os Dope Boyz e A Força Suprema únicos. Na musica nós não seguimos quase nenhuma regra.”

RM – Qual é o lado negativo da fama?

A Força Suprema – “Acho que é como tudo, depende muito do estado do espirito, porque se um dia levantar mal humorado e deparar com uma situação em que tem que abraçar e cumprimentar um fã, mesmo não querendo no momento, tem que o fazer porque faz parte do trabalho, nós não vemos isso como uma obrigação, mas temos que o fazer para deixar o nosso fã feliz, porque ele merece e ele está lá por nós. Nós fazemos o nosso trabalho e vem com coisas boas e más e tentamos lidar com isso, faz parte do pacote, não podemos fugir.”

RM – E isso influência muito o vosso dia-a-dia?

A Força Suprema – “Sim, muito. Em todo o lado onde vamos, somos reconhecidos e isso é a nossa realidade temos que saber viver com ela.”

RM – E como foi quando estiveram em São Tomé?

A Força Suprema – “A ultima vez que estivemos em São Tomé foi em Outubro de 2014 e correu muito bem, fomos muito bem tratados, muito bem recebidos”

RM – A mix tape “4life” foi o último trabalho lançado pelo grupo A Força Suprema. Quando é que está previsto o lançamento de um novo álbum?

A Força Suprema – “Estamos agora a trabalhar no novo álbum da Força Suprema e se tudo correr bem, será lançado no final de 2015, principio de 2016, mas queremos que seja mesmo ainda no final desse ano.”

RM – Quem são, ou quais são as vossas inspirações?

A Força Suprema – “A vida, o nosso meio, a família, o nosso dia-a-dia”

RM – Qual é a parte do vosso trabalho que vocês menos gostam?

A Força Suprema – “As pessoas falsas e mentirosas. A parte que mais gostamos são as pessoas, mas também são a parte que menos gostamos, porque quando lidas com as pessoas, lidas com emoções, com mais ou menos educação, mais ou menos humildade e é aí que os choques começam, mas também são as pessoas, nesse caso o nosso público, que nos sustentam e é para eles que trabalhamos.”

RM – Além de vocês inspirarem uns aos outros. Quais são os outros músicos que vos inspiram?

A Força Suprema – “Os Black Company, Boss AC, Kalu Mendes, SSP.”

RM- Para terminarmos essa entrevista recheada de boa disposição e simpatia, o que vocês têm a dizer aos fãs santomenses e aos leitores da Revista Múala?

A Força Suprema – “Queremos dizer um MUITO OBRIGADO, agradecer todo o amor e o carinho do povo santomense e que continuem sempre a nos ouvir”.

11813488_905124242892882_2601791351824342494_n

PODEM FAZER O DOWNLOAD DAS MUSICAS MENCIONADAS ANTERIORMENTE ATRAVÉS DOS LINKS ABAIXO:

– Dope Muzik Apresenta: Masta – OG Big Babe [2015] LINK: http://bit.ly/1O45JLj

– Don G – Padrinho [2015] LINK: http://bit.ly/1MnMqO7

 – Força Suprema – 4Life [Download] LINK: http://bit.ly/1HCBFD6
PODEM TAMBÉM VISITAR O BLOG DA FORÇA SUPREMA:
http://forcasuprema4life.blogspot.pt/

Jorcilina Correia

RELATED ARTICLES

Quixote One lança novo Álbum discográfico intitulado “Independência Total”

4 thoughts on “A Força Suprema ” O Microfone é o nosso Confessionário”

  1. Comentário:eu Jardel Bravo estou e sempre estarei apoiando o vosso trabalho
    Gosto muito da Dope Boyz e Força Suprema por serem artistas verdadeiros e não só…


Leave a Reply